O sorteio da Copa do Brasil é sempre um evento aguardado pelos fãs de futebol brasileiro, pois define os confrontos que irão movimentar a competição ao longo do ano. O sorteio da edição de 2025 da Copa do Brasil ocorreu no dia 16 de abril, no Rio de Janeiro, e trouxe algumas surpresas e jogos que prometem ser bastante equilibrados.
Na primeira fase, os times que disputam a Série D do Campeonato Brasileiro enfrentam os clubes da Série A e Série B. Um dos destaques é o confronto entre o Atlético Mineiro e o Caxias, que promete ser um desafio para o time mineiro, que busca se reerguer após uma temporada irregular. Outro jogo que chama a atenção é o duelo entre o Santos e o Trem, onde o time da Vila Belmiro terá que se impor em casa para avançar na competição.
Na segunda fase, os times que avançarem da primeira fase se enfrentam em jogos eliminatórios. Um dos confrontos mais esperados é entre o Fluminense e o Cruzeiro, que promete ser um clássico repleto de emoção e rivalidade. Outro jogo que promete fogo é o duelo entre o Corinthians e o Palmeiras, onde a rivalidade entre os times da capital paulista sempre é intensa.
Os jogos da primeira fase da Copa do Brasil estão programados para começar no dia 23 de abril e se estenderão até o dia 14 de maio. A segunda fase terá início no dia 21 de maio e se estenderá até o dia 11 de junho. Os jogos das oitavas de final começam no dia 18 de junho e se estenderão até o dia 9 de julho. As quartas de final começam no dia 16 de julho e se estenderão até o dia 6 de agosto. As semifinais começam no dia 13 de agosto e se estenderão até o dia 3 de setembro. A grande final está marcada para o dia 17 de setembro.
Os times que disputam a Copa do Brasil são divididos em potes conforme sua posição no Campeonato Brasileiro da temporada anterior. Os times da Série A estão no pote 1, enquanto os times da Série B e Série C estão nos potes 2 e 3, respectivamente. Os times da Série D estão no pote 4. O sorteio é feito de forma que os times do pote 1 enfrentem os times dos potes 2, 3 e 4.
Os times que avançarem para as oitavas de final da Copa do Brasil estarão garantidos na fase de grupos da Copa Sul-Americana. Os times que forem eliminados nas oitavas de final da Copa do Brasil terão uma nova chance de disputar a Copa Sul-Americana, através de uma fase classificatória.
Os times que disputam a Copa do Brasil são:
Série A: Atlético Mineiro, Santos, Fluminense, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Internacional, Grêmio, Flamengo, Athletico Paranaense, Botafogo, Fortaleza, Bahia, Vasco da Gama, Cruzeiro, Goiás, Coritiba, Bragantino, Cuiabá, Atlético Goianiense.
Série B: Vitória, Chapecoense, Sport, Guarani, Operário Ferroviário, Náutico, Ponte Preta, CRB, Sampaio Corrêa, Londrina, Ituano, Brasil de Pelotas, Mirassol, Tombense, Vila Nova, Remo, ABC, Criciúma, Figueirense, Amazonas.
Série C: Volta Redonda, Ypiranga, Ferroviária, Paysandu, Botafogo SP, Manaus, São Bernardo, São José, Ferroviário, Aparecidense, América Mineiro, Atlético Cearense, Floresta, ABC, Juazeirense, São Luiz, Treze, Altos, Campinense, América RN.
Série D: Caxias, Trem, São Caetano, Maringá, União Rondonópolis, Ferroviário CE, Atlético AC, Caldense, Inter de Limeira, São José RS, São Bento, Ferroviário PE, Atlético CE, Itabaiana, Real Ariquemes, Fast Clube, Humaitá, São Raimundo RR, Rio Branco AC, São Francisco PA.